7.8.15

Bibliocaixa: ideia que inspira!

Bibliocaixas na orla de Balneário Camboriú


Com o objetivo de fomentar a leitura entre os munícipes, a Academia de Letras de Balneário Camboriú (ALBC), criou o projeto Bibliocaixas. Com o apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) e fomentado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o projeto lançado em 23 de outubro de 2014, visa criar uma corrente de leitura, por meio das 75 caixas espalhadas em várias regiões da cidade.
As Bibliocaixas estão instaladas nos bancos ao redor da orla da Praia Central e em outros pontos da cidade, como praças, paradas de ônibus e algumas entidades. A comunidade pode colaborar com este projeto depositando livros que não utilizam mais.
A presidente da Academia de Letras de Balneário Camboriú (ALBC), Miriam Almeida, comenta sobre a importância do projeto. “O objetivo é cultivar o hábito da leitura entre os moradores e turistas”, aponta Miriam, acrescentando que a leitura é algo de extrema importância para o desenvolvimento das pessoas como cidadãos. “A leitura tem o poder de ampliar a visão de mundo das pessoas, criar novas perspectivas de vida, além de fomentar a imaginação e enriquecer o vocabulário”. A presidente ainda comenta, que o projeto funciona como uma corrente de leitura. A comunidade doa os livros que já não utiliza e também tem acesso aos que deseja ler. As pessoas podem fazer a leitura no local da retirada ou levar para casa. “É importante que todos tenham a consciência sobre a devolução dos livros, para que esta corrente continue e que mais pessoas tenham acesso à leitura”, frisa. Desde o início do Projeto, a ALBC distribuiu cerca de 350 livros nas bibliocaixas, e em torno de mais 500 serão distribuídos nos próximos dias.